Skip to content Skip to footer

Audi Q3 45 TFSIE S-tronic S Line

ClientAUDIYear2024AuthorAUTOGEARShare

O Audi Q3 iniciou a transição para mobilidade elétrica, através de um híbrido plug-in com a designação 45 TFSIe S tronic, um SUV de credenciais familiares, mas despachado, e com tudo o que se pretende de um modelo para as deslocações do dia a dia.

Com um design mais desportivo, linhas mais vincadas que transmitem mais potência e elevada qualidade, ao mesmo tempo que inspira elegância. Dessa forma a secção frontal é marcada pela grelha Singleframe octagonal e as grandes entradas de ar laterais caracterizam o aspeto musculado da parte dianteira do Audi Q3,

Oito barras verticais dividem a grelha do radiador com a sua estrutura impressionante e refletem o caráter deste SUV que está disponível nas duas versões de carroçaria, normal e Sportback. Os faróis são estreitos e deslizam para a parte interior em forma de cunha.

Um destaque na visualização lateral é a iluminação simétrica dos faróis dianteiros e luzes traseiras. A linha de cintura liga-os, o que não apenas o torna imediatamente reconhecível como é um traço que assinala a modernidade do Audi Q3 proporcionando também uma impressão geral atlética às zonas musculadas sobre os guarda-lamas.

Os contornos inspiram-se no ADN do Audi quattro e fazem com que o SUV tenha uma aparência ainda mais ampla; as guarnições dos guarda-lamas que contrastam com a cor da carroçaria enfatizam a aparência offroad.

 Destaque ainda para o grande spoiler no prolongamento do tejadilho e, na traseira, para o perfil da iluminação 3D e a grande demarcação da secção inferior, onde o para-choques integra as saídas de escape.

As linhas interiores com elementos de estilo tridimensional dão continuidade ao design do exterior e em muitos aspetos, o Audi Q3 repercute modelos da marca inseridos em segmentos superiores.

A arquitetura harmoniza-se perfeitamente com o novo conceito operacional. O seu elemento central é o ecrã MMI touch com um visual de vidro preto de alto brilho. Juntamente com os controlos de ar condicionado posicionados em baixo, o MMI possui uma inclinação de 10 graus orientado em direção ao condutor.

Todos os displays, botões e controlos estão localizados de uma forma ergonómica, e os bancos confortáveis proporcionam uma posição desportiva e o volante está acentuadamente inclinado.

Os bancos traseiros Plus oferecem espaço para três pessoas, e podem ser movidos para frente e para trás em 130 mm e regulados na sua inclinação, tendo um total de sete níveis de configuração.

O volume do compartimento da bagageira varia entre os 530 e os 1400 litros (com os bancos rebatidos), podendo ainda ter, opcionalmente, a abertura elétrica da porta da bagageira por sensor com a passagem do pé.

Impulsionado por uma motorização eletrificada o Audi Q3 45 TFSIe tem na base, como a própria designação exterior deixa antever, um quatro cilindros de 1,4 litros turbo a gasolina, a debitar por 150 cv de potência. Ao qual se junta, depois, uma componente elétrica, composta por um motor elétrico síncrono de imanes permanentes de 117 cv de potência, e uma bateria de iões de lítio de 13,0 kW de capacidade.

Desta forma a potência combinada do SUV alemão é 245 cv e um binário máximo de 400 Nm, como também a possibilidade de locomoção, em modo 100% elétrico, de até 59 km; isto, em circuito exclusivamente urbano, já que, em circuito combinado, o limite anunciado cai para 50 km.

O Q3 conta ainda os mais vulgares modos de condução Eco, Normal Dynamic e Individual, que permitem adequar a resposta do motor, bem como a direção, entre o equilibrado e o desportivo, apesar de ser na utilização quotidiana, que o talentoso Audi Q3 mais se afirma.

O Q3 é proposto em três linhas de equipamento – Base, Advanced e S Line e com motorizações eficientes para todos os gostos.

AutoGear© 2024. Todos os direitos Reservados